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5 dicas para prosperar no mercado de sorvete (você não pode perder #4)

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5 dicas para prosperar no mercado de sorvete (você não pode perder #4)

5 dicas para prosperar no mercado de sorvete (você não pode perder #4)

O mercado de sorvete é um mercado competitivo, onde cada empreendedor quer pegar uma fatia para tornar o seu negócio em um sucesso. Com você não seria diferente, não?

“Mas o que estou fazendo de errado para não conseguir competir com as grandes sorveterias do mercado?”.

Há um número significativo para tal variável, onde faz uso do modo tradicional e tem o pensamento “tive sucesso no passado, vou ter sucesso novamente” ou não aplica alguma dica que traremos com esse conteúdo.

Para se tornar uma referência, você tem que compreender qual é o estado atual do mercado de sorvete, como pode ser lucrativo e como atrair clientes interessados pelo seu produto e pela sua marca.

De acordo com Mordor Intelligence, apresenta que o tamanho do mercado de sorvetes é estimado em US$ 111,62 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 135,60 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 3,97% durante o período de previsão (2024-2029).

“O segmento off-trade domina os canais de distribuição do mercado global de sorvetes. No segmento off-trade, os consumidores preferem comprar sorvetes principalmente em supermercados e hipermercados, pois as pessoas ganham cupons de desconto para compras a granel nos supermercados. Como resultado, o canal off-trade é considerado o principal canal de distribuição para as vendas de sorvetes, com mais de 74% das vendas totais em 2023 globalmente”.

Com esse artigo, você ganha dicas valiosas que podem fazer a diferença entre uma sorveteria entre muitas e se destacar no mercado de sorvete de forma simples e prática.

Como lucrar com o mercado de sorvete?

1.    Fazer um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é vital em qualquer negócio por nortear como prosseguir diante dos obstáculos, quais jogadas devem ser aplicadas e tirar de campo os passes que não fazem sentido e até mesmo cause prejuízos.

A análise S.W.O.T (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FOFA)) é um scanner sobre os fatores internos e externos da empresa a fim de saber como atrair clientes de forma assertiva e evitar perder, significativamente, dinheiro no processo.

Forças

São iniciativas internas que você aplica no seu mercado de sorvete que atuam com um bom desempenho, onde não precisa mexer, mas sim evoluir.

Pontua o que o seu negócio faz bem perante as estratégias internas a fim de continuar a executar as boas práticas.

Fraquezas

Após analisar as forças do seu negócio, é a vez das fraquezas para ter noção do que está abaixo da linha do esperado para o seu mercado de sorvete ter lucro. Pois, causa prejuízos e abaixa o score do desempenho.

Dessa forma, você tem que sinalizar quais melhorias devem ser feitas e quais recursos têm que ser utilizados para chegar no estado desejado.

Oportunidades

Soma forças + fraquezas que você encontra as oportunidades criadas para o seu mercado de sorvete.

As oportunidades são iniciativas externas para analisar quais fraquezas podem ser melhoradas, estabelecer metas a curto prazo e longo prazo e investir no diferencial que não se encontra de forma comum nos concorrentes.

Ameaças

Não há nada pior quando as coisas estão fora do nosso controle, certo?

As ameaças significam problemas que podem puxar o tapete da sua empresa se você não estiver atento para lutar contra a maré.

Já foi dito que o mercado de sorvete é competitivo, portanto, você deve visar:

  • Quais são as tendências?
  • O que seu público-alvo deseja?
  • Quais são as suas maiores preocupações?
  • Onde os seus concorrentes estão acertando nesse mercado?

Após mapear a análise S.W.O.T, vamos prosseguir com o seu planejamento estratégico para melhorar o capital do seu mercado de sorvete, assim, como fidelizar clientes.

Aproveitar de eventos sazonais, lançar novidades e oferecer descontos e até mesmo um programa de fidelidade para fortalecer o relacionamento com possíveis clientes e se sentirem na vantagem de comprar com você do que com concorrente.

2.    Analisar os concorrentes

Falando em concorrentes, há vários deles desde franquias bem-sucedidas até mesmo sorveterias de bairro, você analisa qual o diferencial deles para fazer sucesso e cobrir essa lacuna, além de oferecer uma proposta nova no mercado de sorvete.

O que seus concorrentes fazem para se sobressair?

  • Oferecem preços baixos e acessíveis?
  • Proporcionam taxa de entrega de graça em determinas regiões?
  • Investem pesado em estratégias de marketing?
  • Aproveitam a sazonalidade para lançar campanhas a atrair o público apaixonado pela sobremesa gelada?
  • Oferecem descontos especiais?
  • Proporcionam um espaço instagramável para ser digno de postagens de redes sociais da marca e dos clientes?

São perguntas a se pensar e comparar com o que seu negócio, qual o seu diferencial para sobressair no mercado?

É algo a se pensar para estar a frente da concorrência e alavancar o seu negócio de forma positiva, onde tem ciência quais são as suas falhas e as suas oportunidades para chegar no topo.

Selecione os seus principais concorrentes, faça uma análise deles e de que forma eles conseguem atrair o público, mas também o que falta neles a fim de preencher essa lacuna.

Contanto que não altere a essência do seu negócio e de tudo que você batalhou, pois o seu mercado de sorvete deve mover a partir de dois fatores: paixão e integridade.

Tendo os dois, você consegue visar o caminho lucrativo por se conectar com o seu público.

Afinal de contas, atualmente, o que mais você encontrar no mercado é consumidor consciente que conhece os seus direitos e defende pelo que acredita.

Um local agradável e apaixonante com sobremesas maravilhosas tem de tudo para fazer o seu negócio decolar.

3.    Estudar o cardápio e melhorá-lo

Faça chuva ou faça sol. Faça calor ou faça frio, o que importa mesmo é o desejo de desfrutar um gostoso sorvete, açaí ou uma sobremesa com sorvete de acompanhamento, além de aproveitar tanto em casa quanto na experiência com os amigos, família, crush ou até mesmo sozinho em um ambiente prazeroso.

Segundo Food Connection, em 2024, explica que no Brasil, a sazonalidade afeta a indústria de sorvetes, com quedas de até 70% nas vendas durante o inverno, principalmente nas regiões sul e sudeste.

“O sorvete é percebido como uma sobremesa de verão, ao contrário de países europeus e dos Estados Unidos, onde é considerado um alimento para o ano todo”.

Isso se deve pelo conceito antigo de que tomar frio no inverno causa resfriado, sendo prejudicial a saúde, portanto, se não houver jogadas criativas o intuito é a empresa despencar nos números nesse período sazonal.

Por isso, estude o seu cardápio e vê o que funciona no inverno para reverter essa maré de prejuízo, por exemplo:

  • Opte por sobremesas que levam consigo o “carro-chefe” da casa (sorvete), como waffles, petit gateau, banana split, frapê de café com sorvete, torta, entre outros;
  • Explore sabores exclusivos invernais assim como frutas sazonais dessa época tornar a oferta atrativa;
  • Ofertar bebidas quentes com sobremesas para aumentar o seu cardápio e trazer maior variedade para o seu público.

Além disso, lance promoções imperdíveis para aproveitar em um tempo determinado, principalmente, quando faz aquele frio gostoso para os clientes desfrutarem as suas sobremesas favoritas ou até mesmo experimentar algo diferente do seu cardápio.

4.    Investir em equipamentos de qualidade

Para ter certeza que os seus produtos estão mantidos em temperatura ideal a fim de não perder o controle de qualidade, o seu planejamento financeiro deve ser bem utilizado para freezer, câmara frigorífica e porta rápida frigorífica a fim de não ter qualquer tipo de prejuízo com perda de mercadoria e desvalorização em seus preços.

Por exemplo, a porta rápida frigorífica é útil para fazer abertura e fechamento de forma eficaz, sem ter qualquer preocupação da mercadoria ter contato com o ar quente e até mesmo não forçar os motores para manter a câmara frigorífica em temperaturas baixas.

Dessa forma, você controla a qualidade das suas sobremesas geladas no mercado de sorvete e evita gastos desnecessários com manutenções corretivas.

5.    Agregar o marketing digital no seu negócio

Há quem se engana que o marketing digital não é uma ferramenta poderosa, pois para a sua marca só reconhecida se estiver presente nas redes, onde as pessoas poderão pesquisar sobre, visualizar fotos, avaliações e informações para decidir se dá uma chance.

Portanto, a primeira impressão é tudo para aqueles que não tem conhecimento sobre o seu mercado de sorvete.

Ao longo desse conteúdo, trouxemos parâmetros para explorar e vê o que faz sentido para você, agora tem que decidir como deixar a sua marca na mídia digital.

As suas redes vão ter uma vibe mais jovial? Ou será para remeter uma vibe retrô?

Seja qual caminho escolher em relação a identidade visual, tom de voz e desenhar o cliente ideal (persona), você tem que manter um padrão para que quando o seu seguidor bater os olhos saber que o conteúdo é seu.

Dessa forma, você passa uma mensagem única e com clareza, onde não tem margens para dúvidas sobre o andamento da ascensão do seu mercado de sorvete.

Invista em parcerias com influenciadores conhecidos e locais para aumentar a sua visibilidade, em tráfego pago com campanhas e anúncios e tráfego orgânico com redes sociais e blogs para atrair e reter clientes, além de reeducar o mercado sobre o consumo de sorvete ser anual, não em períodos específicos.

Além disso, mostre os bastidores com stories, novidades, vídeos engraçados em reels e erros de gravação dependendo da abordagem da sua sorveteria, o céu da criatividade é o limite para explorar.

Ao aplicar esse planejamento em associação com um atendimento solícito e personalizado no seu mercado de sorvete, onde os seus clientes sintam prazer em desfrutar os momentos no seu espaço comercial assim como desfrutar a sobremesa de alta qualidade no conforto do lar.

Fornecer a melhor experiência para o cliente faz total diferença desde os pontos acrescentados acima, como um espaço instagramável, embalagens personalizadas dignas de postagens e estar trazendo vantagens com descontos, itens promocionais, brindes e programa de fidelidade, onde na décima primeira sobremesa é de graça.

O que interessa é criar experiências inesquecíveis que sempre dá um quentinho ao visitar a sua loja de sorvetes, onde os clientes vão ter prazer de passar o seu tempo e registrar momentos.

Você teve acesso a dicas valiosas que podem transformar o seu negócio da água para o vinho para atrair o seu público-alvo a consumir o seu produto e ser fiel a sua marca.

Portanto, não há mais desculpas para não tornar a sua sorveteria em um sucesso no mercado de sorvete e se tornar uma referência entre o seu público-alvo, concorrentes e na mídia.

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Invista nas boas práticas no seu mercado de sorvete para ser um exemplo de valor perante a indústria

Tirar as dicas do papel (da tela) e coloca-las em práticas é um investimento inteligente do seu tempo e dinheiro para implementar no seu mercado de sorvete a fim de aumentar o valor dos produtos e da experiência do cliente, além de garantir a segurança do controle de qualidade das suas sobremesas geladas.

Você encontra soluções inteligentes para os seus problemas com a porta rápida frigorífica para instalar no seu mercado de sorvete na Brasil Portas, onde a sede fica em Macaíba, Rio Grande do Norte, mas temos várias filiais espalhadas no Nordeste e somos a filial nordestina da Original Portas.

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