A figura masculina muitas vezes é vinculada à força e à fortaleza, mas nem sempre esse estereótipo é algo bom. Afinal, muitos homens crescem com a ideia de que devem ser fortes o tempo todo e, por isso, acabam deixando de lado o próprio bem-estar, evitando consultas médicas e cuidados preventivos.
Todos os anos, o mês de novembro é marcado pela cor azul e por uma importante missão: conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Mesmo com os avanços da medicina, muitos ainda resistem a buscar ajuda preventiva, o que torna campanhas como o Novembro Azul fundamentais.
O movimento Novembro Azul surgiu justamente para quebrar esse tabu e reforçar que cuidar da saúde também é um ato de coragem. Buscar ajuda médica, fazer exames de rotina e manter hábitos saudáveis não demonstram fraqueza, pelo contrário, demonstram responsabilidade e amor pela própria vida e pela família.
O autocuidado masculino
O primeiro passo para conseguirmos efetivamente que as campanhas do Novembro Azul tenham o resultado desejável é quebrarmos o tabu de que os homens não precisam se cuidar ou que não podem buscar ajuda quando os sintomas aparecem.
É comum ouvir frases como “homem não adoece” ou “isso é coisa de gente fraca”. Esses pensamentos, embora culturais, afastam muitos homens dos cuidados básicos com a própria saúde.
Os homens também devem fazer check-ups regulares, ter o cuidado de uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.
Enquanto na população feminina o câncer de mama é recorrente, no gênero masculino temos o câncer de próstata.
Segundo pesquisa do SIM/DATASUS, em 2023 tivemos cerca de 17.258 óbitos por conta do câncer de próstata, indicando 18,3 mortes a cada 100 mil habitantes. Os números preocupam e mostram que precisamos falar desse tema tão sensível. Afinal, com medidas de prevenção e com o tratamento realizado nos estágios iniciais da doença, as chances de recuperação são boas.
Entendendo o Câncer de Próstata
A próstata nada mais é do que uma glândula presente nos homens, abaixo da bexiga e à frente do reto, com sua função principal de produzir parte do sêmen e integrar o sistema reprodutor masculino.
O câncer de próstata é uma doença que leva ao crescimento anormal e desordenado das células da próstata. Geralmente é silencioso, mas pode apresentar casos agressivos e se espalhar para outros órgãos. Sendo assim, é essencial iniciar o tratamento nos primeiros sinais, pois as chances de cura são maiores.
Entre os sintomas mais comuns, podemos citar a ardência ao urinar, a presença de sangue na urina ou no sêmen, a vontade frequente de urinar e a sensação de não esvaziamento completo da bexiga. Esses sinais devem acender um alerta e motivar a busca por consulta médica, mesmo que não indiquem diretamente a presença do câncer de próstata.
Histórico familiar de câncer de próstata e a idade são fatores que estão relacionados à recorrência da doença. A partir dos 40 anos, o indicado é incluir no check-up semestral a consulta com o urologista, assim como a realização do exame de toque, o grande tabu dentro do universo masculino. 
O exame de toque ainda é um assunto polêmico e que afasta os homens da prevenção ao câncer de próstata. Apesar de ser desconfortável, é essencial. 
Portas abertas para o cuidado
Na Brasil Portas Automáticas, acreditamos que abrir portas também significa abrir oportunidades para uma vida melhor.
Assim como nossos produtos promovem segurança, praticidade e bem-estar, queremos incentivar todos os nossos colaboradores e clientes a adotarem o mesmo cuidado com a própria saúde.
Cuidar de si é o primeiro passo para viver com mais disposição, equilíbrio e qualidade de vida, dentro e fora do trabalho.
Neste Novembro Azul, o lembrete que fica é: Não espere o problema aparecer para buscar ajuda. 
A força está em se cuidar, em se prevenir e em abrir as portas para uma vida mais saudável.
								
															


